REINO DOS NEGÓCIOS

Feira de consumo cristão atraiu
50 mil visitantes ao Expocenter

A organizadora Marisa Lobo pede perdão a Deus diante de uma multidão

A cantora e empresária Joelma Souza aposta no Cálice Cristão

Ubiratan Costa divulga a Dança do Céu


Ajoelhada no palco do Marumby ExpoCenter, Marisa Lobo chora e pede perdão a Deus. Ela é a organizadora da Expocristo, a segunda maior feira de consumo cristão do País, e alguma coisa parece ter dado errado na programação do evento. ''Senhor, me perdoa se o meu trabalho não foi suficiente. O diabo quer nos destruir, mas eu prometo que vou melhorar'', clama, diante de uma platéia de centenas de pessoas.

Era sábado, o dia mais ''quente'' da Expocristo, que abriu na quarta-feira passada e terminou no domingo. Os shows musicais deveriam começar às 10 horas, mas Marisa impediu os grupos gospel locais de tocar antes da apresentação do cantor David Quinlan, popstar do meio evangélico. A chiadeira foi geral.

"Quem resolve cantar para Deus não pode ter estrelismo, e os mais jovens ainda não entendem isso'', diz a organizadora, já refeita da emoção que a dominou no palco. ''Pedi perdão a Deus mesmo estando com a razão, para acalmar o coração das pessoas'', completa.

Marisa é empresária e membro da igreja Templo das Águias. Criou a Expocristo há seis anos, inspirada na Expolit, a maior feira evangélica do mundo, realizada em Miami. Em sua quarta edição, o evento curitibano contou com 200 expositores e cerca de 50 mil visitantes. Só perde em tamanho, no Brasil, para a Expocristã, de São Paulo.

Estima-se que o mercado cristão movimenta R$ 1 bilhão por ano no País. São mais de 30 milhões de evangélicos, espalhados por 200 mil pontos de pregação. Influenciado por uma rede gigante de rádios, sites e emissoras de tevê, esse público consome avidamente tudo o que leva o selo ''gospel''.

Camisetas, livros e CDs são os campeões de vendas. Mas há de tudo um pouco nos estandes da feira - bíblia interativa em CD-Rom, plano de saúde evangélico, SPA espiritual, cursos para pastores, equipe de DJs gospel, artesanato cristão e até um portal de internet dedicado aos empresários do setor.

Recém-lançado, o site Reino dos Negócios pretende divulgar informações e oportunidades comerciais para todas as denominações evangélicas. Criado pelo casal Sócrates e Regina Ribas, ligado à Igreja do Evangelho Quadrangular, o portal vende anúncios na forma de banners e hospeda sites de instituições cristãs.

Sobre o slogan ''Negociai até que eu venha'', Sócrates explica que se trata de uma frase de Jesus, retirada de uma passagem bíblica. ''Com isso, ele quis dizer que não devemos ficar devotados apenas ao lado espiritual. Enquanto Jesus não volta à Terra, a vida continua, e temos de tocar nossas atividades do dia-a-dia''.

Mas, afinal, como é ganhar o pão ao mesmo tempo em que se louva ao Senhor? Para Marisa Lobo, o mercado gospel é um comércio movido à fé em Deus. ''Se eu tenho uma fábrica de camisetas, por que não vender peças que falem do amor a Jesus?'', exemplifica.

Sócrates, por sua vez, acredita que o empresário cristão tem a missão de evangelizar as pessoas com seus negócios. ''Eu estaria sendo egoísta se não compartilhasse com os outros o que me abençoa''.

O fato é que, historicamente, os evangélicos nunca condenaram o lucro. A ordem é prosperar aqui na Terra mesmo, ao contrário do que pregam as religiões para as quais só se pode ser feliz no reino dos céus.

Mas isso não significa que o caminho dos empreendedores gospel já esteja pavimentado pela vontade do Senhor. ''No ano passado, a feira teve um prejuízo de R$ 15 mil'', revela Marisa. ''Foi a fé que me fez organizar o evento novamente. Hoje, estou com todas as minhas dívidas pagas e já faço planos para 2009'', afirma a empresária, em tom de testemunho.

COM FÉ, RUMO AO SUCESSO

Não faltaram curiosidades nos corredores da Expocristo. E por mais que a viabilidade comercial de alguns produtos seja questionável, os empreendedores apostam na fé e no poder de oração para obter sucesso no mercado.

Em um canto meio abandonado da feira, a empresária Joelma Souza enumera as vantagens de sua mercadoria. Vendido em embalagens de 48 ou 96 unidades, o Cálice Cristão é um suco de uva acondicionado em pequenos copinhos plásticos descartáveis que imitam cálices de igreja. Uma novidade ''prática, higiênica, sem aromatizante e com a unção que merece'', como anuncia o folder.

''É para não ter problemas com a vigilância sanitária'', afirma Joelma, que também ressalta a economia proporcionada pelo produto. ''Você evita o desperdício e não precisa pagar ninguém para lavar as embalagens depois''.

O Cálice Cristão é apenas um meio de sobrevivência para a comerciante. Joelma quer mesmo emplacar uma carreira como cantora gospel, e aproveita o estande para divulgar seu novo CD. Ligada à Assembléia de Deus, ela conta que segue o estilo conhecido como ''adoração''. ''É uma música menos agitada, que serve como alerta para você mudar alguma coisa na sua vida'', diz.

Também chamaram a atenção as vídeo-aulas em DVD do bailarino Ubiratan Costa. Ao lado da mãe, ele veio de Itajaí (SC) para divulgar o que chama de Dança do Céu. ''Cada movimento tem um significado, uma mensagem por trás. Ninguém levanta o braço só por levantar'', explica, apontando para uma tevê de plasma.

De acordo com Ubiratan, que chegou a ensinar a dança da garrafa antes de ''aceitar Jesus'', os bailarinos gospel se retiram do palco antes do fim da música. ''Dessa forma, a glória vai só para Deus'', afirma.

por OMAR GODOY
com fotos de LETÍCIA MOREIRA
julho de 2008

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