CONFISSÕES DE UM COVER

Miro, o Renato Russo de Pinhais: autógrafos para os fãs no interior



Há seis anos, Miro Penna trocou o ofício de torneiro mecânico pela vida de rockstar. Ou quase isso. Vocalista da banda Legião Urbana Cover Curitiba, Penna viu sua agenda de shows crescer a tal ponto que a dedicação exlusiva à música se tornou inevitável. Hoje, percorre o Paraná e Santa Catarina tocando as canções de Renato Russo para platéias muitas vezes carentes de informação cultural.

''No interior, chego a dar autógrafos para as pessoas'', conta o cantor, cujo público inclui garotos que mal tinham saído das fraldas quando o grupo de Brasília estava no auge. ''É a prova de que o trabalho da Legião continua atual. A música 'Que País É Este', por exemplo, tem tudo a ver com os dias de hoje'', diz o morador de Pinhais.

Penna acumula as funções de vocalista e empresário da banda. Passa as manhãs na internet, fazendo contatos e negociando shows. São no mínimo cinco por mês, com cachês que variam entre R$ 600 e R$ 1 mil. Nada extraordinário, mas que ajuda a sustentar seus dois filhos - um rapaz de 20 e uma menina de 9.

A trajetória como imitador esconde um objetivo: emplacar com as próprias composições. O plano, segundo ele, é se firmar como um cover conceituado e, só então, partir para o material autoral. No entanto, falta coragem. ''Ainda não encontrei um diferencial nas minhas músicas que me faça mostrar a cara'', admite.

Penna também revela que, muitas vezes, surpreende-se agindo e falando como o ídolo fora do palco. ''Tenho que me policiar'', diz. Além de ter um timbre de voz parecido com o do artista, o Renato Russo de Pinhais também se esforça para mimetizar seu gestual e movimentos. ''Dizem que esse é o meu ponto forte'', afirma.

Confusão de identidade à parte, Penna não tem idéia do que fará quando seu rosto não for mais parecido com o do cantor. Afinal, ele já completou 40 anos - e Russo morreu com 36. ''Sabe que eu nunca tinha pensando nisso?'', confessa.

por OMAR GODOY
com foto de DIEGO SINGH
setembro de 2008

Nenhum comentário :