CASA ECOLÓGICA = BURACO DE TATU

Ramina: "Já construiu uma casa? É um saco, um estresse"


Traçar um perfil de Rodolpho Ramina, 53 anos, neste espaço reduzido é uma tarefa complicada. Só o seu currículo completo já ocuparia meia página. Não custa tentar...

Engenheiro civil e economista, fez mestrado na Universidade de Melbourne (Austrália) e pós-doutorado em Harvard (EUA). Trabalha, há mais de 30 anos, em projetos de infra-estrutura, meio ambiente e desenvolvimento. Viajou pelo mundo inteiro. Foi secretário de Planejamento em Campo Largo. Produziu programas de rádio e televisão. Pinta e expõe aquarelas. E agora quer construir casas populares para vender na internet.

Há 18 anos, Ramina deixou Curitiba para morar num sítio em Campo Largo. Lá, plantou cerca de 2.500 pinheiros e mantém uma produção sustentável de erva-mate. Hoje, não troca por nada o sossego da casa feita com diversos materiais recicláveis. ''Aqui você fica mais conectado à chuva, ao sol, às mudanças da lua, das estações'', diz.

No ano passado, o engenheiro ganhou destaque na imprensa por se posicionar contra a construção do metrô em Curitiba. Em seu artigos, defendeu a idéia de que os congestionamentos no trânsito não são uma doença, e sim um dos sintomas do problema maior: a grande concentração urbana na capital.

''A solução é investir na Região Metropolitana. Porque se você andar até 30 quilômetros da cidade, é tudo um caos. Mas depois de 60 quilômetros, é um vazio só'', opina.

Sobre o projeto das casas populares, Ramina garante que se tratam de moradias ''muito sofisticadas'', com aquecimento solar, madeira de reflorestamento e estrutura reciclável. A ordem é facilitar a compra (daí a utilização da internet) e minimizar ao máximo o impacto ambiental. ''Casa ecológica é buraco de tatu. Toda casa causa algum impacto'', brinca.

O bom humor se estende ao nome de sua empresa. A título de registro, chama-se U&A Engenharia e Planejamento. Mas é a sigla para Úlcera & Azia. ''Já construiu uma casa? É um saco, um estresse. Casais chegam a brigar por causa disso'', explica o engenheiro, que promete inaugurar o site até o fim de 2009.

por OMAR GODOY
com foto de MARCOS BORGES
agosto de 2008

Nenhum comentário :