O OLHO DA MODA

Narah Julia em ação: flagras nas ruas de Curitiba


Quando estava no último ano da faculdade de Jornalismo, Narah Julia trancou o curso para viajar. Passou dois anos e meio fora do país, em um giro que a levou a países distantes (e díspares) como a Inglaterra e a Indonésia. Sempre que chegava em uma cidade nova, acessava os blogs locais de street fashion (moda de rua), para descobrir os cafés, bares e festas mais interessantes do lugar.


Desse hábito, surgiu a idéia de criar o primeiro site do gênero por aqui, o Curitiba Street Fashion. A proposta é simples: clicar figuras que se vestem bem, ou de forma criativa, em espaços públicos. Mais focada na cena noturna alternativa da cidade, Narah também circula com sua máquina por bazares de moda e pelo "eixo fashion" localizado entre os shoppings Crystal e Novo Batel. "Na feirinha do Largo e no Museu Oscar Nimeyer, aos domingos, sempre têm gente bonita", completa.


Mas seu habitat é mesmo o underground, onde ela afirma que as pessoas têm mais estilo. "Você vai a lugares da moda como Eon e Lique e realmente vê as meninas megabem vestidas, com roupas caríssimas. Já no meio alternativo vale mais a criatividade, a atitude de combinar uma peça de marca com outra comprada num brechó e um acessório que era da sua vó", exemplifica.


Narah acredita que os curitibanos se preocupam com o visual, porém são pouco ousados. "Eu mesma deixo de vestir certas peças porque sei que pode causar muito estranhamento", admite. Ainda assim, prefere chamar a atenção do que ser básica. "Jeans e sandália rasteirinha não é comigo. Aliás, não me pauto pelo conforto. Costumo usar sapatos megadesconfortáveis", revela a dona de 70 pares.


Há cerca de um ano no ar, o Curitiba Street Fashion já conta com quase mil fotos e contabiliza uma média de 150 acessos diários. De tanto analisar o look alheio, Narah virou motivo de brincadeira entre os amigos. "É uma obsessão mesmo. Tanto é que, quando roubaram minha máquina e fiquei dois meses sem fotografar, o pessoal comemorou", conta.


A fotógrafa tem uma nova viagem internacional marcada para o fim do ano, mas dessa vez é por pouco tempo. Na volta a Curitiba, pretende terminar uma pós-graduação em Negócios e Gestão de Moda e se especializar na produção de figurinos para cinema, atividade que vem desenvolvendo com grupos independentes da cidade. E se alguém pedir para tirar uma foto sua no meio da rua, você já sabe: é porque seu look deve ser "megainteressante".


Curitiba Street Fashion


por OMAR GODOY
com foto de LETÍCIA MOREIRA
outubro de 2008

Nenhum comentário :