TRAÇO SARCÁSTICO

Rafael Silveira (pintando a capa do CD do Skank): retrô-underground


"Todas as crianças desenham, mas algumas não param", costuma dizer o publicitário, quadrinistra e ilustrador Rafael Silveira, 30 anos. Dono de um estilo personalíssimo, ele acaba de assinar a arte da capa do novo CD da banda Skank, Estandarte. Silveira, no entanto, é velho conhecido do meio independente, seja por seu trabalho na prancheta ou à frente do grupo de rock Los Dianõs.

Na música e no traço, RHS, como também é conhecido, resgata elementos das décadas 30, 40, e 50 do Século 20. Fã de ilustrações comerciais antigas e do jazz primitivo, o artista processa essas influências com a linguagem do underground. Tudo temperado com sarcasmo e humor negro. "O mundo é muito sarcástico com a gente. E a única forma sincera de reagir a isso é sendo sarcástico também. A não ser que você seja ingênuo ou cínico", diz.

Para o artista, "as coisas ficaram visualmente mais feias a partir dos anos 80". Culpa, segundo ele, da pasteurização causada pelo uso indiscriminado de ferramentas digitais para a correção de imagens. Preocupado em deixar suas produções mais orgânicas, Rafael percorre o caminho inverso: começou a pintar a óleo. A capa para o Skank é uma amostra dessa nova fase.

"Antes de trabalhar com eles, eu tinha uma visão bem Rede Globo da banda. Aquela coisa de abertura de novela, meio vazia", confessa. A opinião mudou quando foi convidado a visitar o estúdio do quarteto, em Belo Horizonte, onde acompanhou a gravação de uma faixa e descobriu gostos em comum. "Eles usam muitos instrumentos e equipamentos antigos e analógicos, inclusive gravadores de rolo", conta.

Sobre produzir por encomenda, expediente também comum em seu dia-a-dia de publicitário, Rafael é enfático. "Publicidade pode ser arte, sim. Além do mais, existe muita arte por aí que é puro marketing", afirma o ilustrador, que se considera autodidata, apesar de ter cursado três anos da faculdade de Artes Plásticas.

Depois de ter uma história em quadrinhos publicada numa coletânea da editora americana Dark Horse (responsável por sucessos como Sin City e 300), o artista lançou sua própria antologia de ilustrações. O segundo livro, com alguns trabalhos inéditos, já está na gráfica e deve sair em dezembro. Enquanto isso, ele compõe para um novo disco, o terceiro, do Los Diaños.

por OMAR GODOY
com foto de divulgação
novembro de 2008

Nenhum comentário :