OS URSOS SAEM DA TOCA

Barbados, pesados e maduros,
os "bears" desafiam os estereótipos do mundo gay

Paulo e Henrique, da CWBears: serviços para a comunidade "ursina"

Capa da última edição da revista virtual Ambear, editada em Londrina

Quando descobriu sua preferência sexual, Fabio se viu meio perdido. Afinal, como encontrar numa boate gay alguém barbado, com mais de 100 quilos e acima dos 50 anos? E, caso encontrasse, como não ser confundido com um garoto de programa ou, na melhor das hipóteses, um aproveitador de coroas? Os points GLS, definitivamente, não eram para ele.

Graças à internet, o webdesigner percebeu que não estava sozinho. Seu lugar era junto com os bears (ursos), uma espécie de tribo dentro da tribo, marcada pela negação de certos estereótipos do universo gay. A começar pelo culto à juventude, corpos sarados, roupas de marca, glamour, etc. Para um urso, homem tem que ter cara de homem - e nenhum pingo de afetação.

O vocabulário ''ursino'', como se diz no meio, é variado. Muscle bear é o urso musculoso. Polar bear, o grisalho. Há ainda o lontra, um tipo mais magro. Sem contar os agregados: cub (gordinho de pele lisa), dad (o paizão, que faz a linha protetor) e, é claro, chaser (caçador). Fabio, jovem e com o peso em dia, encaixa-se nesta última categoria.

Surgido nos anos 70, nos Estados Unidos, o movimento explodiu para valer com o advento da web, a exemplo de outras subculturas. A história é sempre a mesma. Os interessados se encontram em fóruns de discussão, trocam informações e, um dia, decidem dar o salto para o mundo real.

No Brasil, os ursos pioneiros começaram a se reunir em São Paulo, onde já existe todo um circuito de sites e badalações. Curitiba é considerada um pólo em franco crescimento, graças a figuras como Fabio, criador do portal Ursos do Paraná, e a dupla Paulo Fernando e Henrique HCA, produtores da festa CWBears.

O evento, surgido há pouco mais de um ano, consolidou de vez a cena local. Costuma atrair entre 100 e 150 pessoas por edição e já foi realizado em boates, chácaras, piscinas e saunas. Tudo muito bem organizado e com divulgação dirigida na internet. ''A ideia não é encher as festas, porque há o risco de descaracterizá-las. Queremos que o público fiel continue se sentindo à vontade'', afirma Henrique, 40, DJ e produtor musical.

Sentir-se à vontade, aliás, é o mais importante num evento ursino. ''Em qual outro lugar um gordinho pode dançar sem camisa e não ser hostilizado?'', questiona Paulo, 45, empresário. ''Quando entra um cara mais velho numa boate gay tradicional, logo vão dizendo que a geriatria chegou'', emenda Henrique, bem-humorado.

Para a dupla, a CWBears fez com que muitos voltassem a sair à noite. E mais: recuperassem uma autoconfiança perdida por conta das exigências, digamos, estéticas do mundo gay. Os produtores, no entanto, garantem que nada disso seria possível se eles não tivessem, literalmente, mostrado a cara. ''Fomos os primeiros aqui a colocar nome, foto e telefone na internet. Isso gerou confiança'', diz Paulo.

Empreendedores, os dois transformaram a CWBears em empresa e agora pretendem montar um bar próprio para a tribo. Outra proposta, eles contam, é incentivar o turismo ursino na cidade, já que muitos bears de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul têm vindo para cá apenas para se divertir nas festas. ''Por que não criar um Bear Weekend em Curitiba, com várias opções de programas?'', sugere o empresário.

Mas os planos ambiciosos não param por aí. O sonho da dupla é formar uma verdadeira rede/comunidade, para que os bears curitibanos consumam produtos e serviços oferecidos por outros ursos.

Se tudo der certo, vai ter muito urso saindo do armário. Ou melhor, da toca.

COMUNICAÇÃO DE PESO
Há quatro anos no ar, a revista virtual AmBear é um dos prin
cipais canais de divulgação da cena ursina brasileira. Traz artigos, dicas, entrevistas e fotos, sempre destacando os ursos mais atuantes do movimento. Muita gente do próprio meio não sabe, mas o informativo é produzido a partir de Londrina, onde o editor Ham vive com seu companheiro.

Ham ("presunto" em português) é um cub de 28 anos que trabalha numa agência de propaganda. Nas horas vagas, edita a revista e presta consultoria em comunicação visual para outros grupos ursinos. Começou a Ambear como uma brincadeira, criando apenas capas com manchetes fictícias. Com o tempo, o projeto tomou corpo e hoje acumula 222 edições disponibilizadas na rede.

O editor lembra que descobriu o mundo dos ursos em 2000, por meio do reality show Vinte e Poucos Anos, da MTV. Um dos participantes era gay assumido e atuava na comunidade Ursos de São Paulo, uma das primeiras do gênero no país. "Até então eu não me considerava gay, pois não me sentia bem junto com os outros gays", conta.

Por essas e outras, ele afirma que a meta da AmBear é apresentar o movimento aos gordinhos que não o conhecem - e que talvez sofram por se sentirem isolados. "A cena cresceu muito aqui no Brasil. Mas ainda é tímida, porque a maioria dos ursos não gosta de aparecer", diz.

O próprio Ham prefere se manter anônimo, pois não se assumiu para a família, que é toda de Londrina. A cidade, aliás, tem uma cena "mais virtual do que real", como ele mesmo define. Ainda assim, ele considera o movimento paranaense um dos melhores do Brasil. "São os mais belos homens gordinhos da terrinha tupiniquim", empolga-se.


por OMAR GODOY
com foto de LETÍCIA MOREIRA
e imagem de divulgação
abril de 2009

Um comentário :

Chubber disse...

Excelente matéria, Omar!
A Revista Ambear tem grande significação, é um marco para o público Bear e Chaser (admiradores). Além de desenvolver um trabalho muito sério, tem tanta qualidade quanto as grandes publicações impressas do nosso país.
O Chubbielicious - http://chubbielicious.blogspot.com/ - é, como a AmBear, uma 'publicação' voltada a uma tribo que, de certa forma, também não compõe o esteriótipo gay: os Chubbies (gordinhos), Ursos ou não. Temos quatro 'colunas' pariódicas no Blog (se7e, woofy, zoom e walker) e, graças a uma delas, fomos citados na última edição da AmBear, e ficamos muito orgulhosos.
Vida Longa a AmBear e ao Chubbielicious!!
Forte abraço.